Outras empresas como Mitsubishi e Nissan também implantaram sistema de auxílio às mães trabalhadoras
Tóquio - A Toyota desenvolveu um novo sistema interno no Japão para que as funcionárias que possuem filhos com menos de um ano de idade possam trabalhar em casa.
De acordo com o novo sistema, que entrou em vigor no início deste mês, as mães trabalhadoras devem comparecer à empresa apenas duas horas por semana, informou a emissora NHK.
Antes do sistema entrar em vigor, as funcionárias trabalhavam quatro horas por dia de forma presencial e continuavam o serviço em casa. No entanto, muitas mulheres com bebês de colo estavam tendo dificuldades em comparecer na empresa no período estabelecido, o que permitiu que o novo sistema fosse implantado.
Para se enquadrar no benefício, a Toyota exige que as funcionárias tenham alguns anos de trabalho na empresa e desenvolvam funções de escritório, além de cuidar de crianças com menos de um ano de idade. Em casa, o trabalho deve funcionar normalmente, com horários de início e término, além da supervisão do chefe.
Sistemas em outras empresasAs novas diretrizes da Toyota para as funcionárias com bebês chamaram atenção também de outras empresas e da indústria japonesa de forma geral.
Além da Toyota, outras multinacionais também estão se adaptando e construindo um ambiente adequado para que as mulheres possam trabalhar e criar os filhos sem dificuldades.
Na Mitsubishi, um sistema que possibilita que as funcionárias trabalhem 20 horas em casa durante o mês está entrando em fase de testes.
Já a Nissan possui um projeto desde 2006 que permite que as funcionárias trabalhem meio período de forma presencial e a outra metade do tempo em casa.
No entanto, desde o ano passado, a Nissan ampliou o sistema para todos os funcionários, permitindo que o trabalho seja feito em casa por 40 horas durante o mês.
Outras multinacionais, como a Hitachi e a Sony, também estão estudando a possibilidade de construir um sistema que facilite o trabalho para mulheres com filhos pequenos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário