quinta-feira, 14 de maio de 2015

Associação Mundial de Zoológicos e Aquários ,exclui membros do Japão por matança de golfinhos


- O governador de Wakayama, Yoshinobu Nisaka, criticou na quarta-feira a recente decisão da Associação Mundial de Zoológicos e Aquários de excluir os membros do  Japão, chamando o ato de "assédio moral de todo o mundo".

A associação com sede na Suíça suspendeu recentemente a Associação Japonesa de Zoológicos e Aquários por causa da matança de golfinhos em Taiji (Wakayama) e do uso desses animais em aquários, atraindo ampla crítica internacional.

Numa conferência de imprensa, o governador disse que a maioria dos golfinhos exibidos em aquários tinha sido capturada no mar e o número cairia drasticamente se apenas os animais criados fossem utilizados.

Os aquários "nunca serão capazes de exibir espécies raras", disse o governador ao jornal Mainichi, expressando a esperança de que a associação analise a questão de forma "justa".

Taiji, uma pequena vila de pescadores, é conhecida pela caça às baleias e golfinhos. A matança foi documentada em "The Cove", uma produção norte-americana premiada com o Oscar.

A declaração da associação mundial, em 22 de abril, menciona que a adesão do Japão foi suspensa, alegando que o país violou o "Código de Ética e Bem-Estar Animal".

A associação japonesa, JAZA, decidirá se continuará a ser um membro através de uma votação de seus integrantes - 89 zoológicos e 63 aquários em todo o Japão - na próxima terça-feira e notificar o resultado em 21 de maio.

A Agência Japonesa de Pesca pretende exigir que a associação retire a decisão de suspender a participação do Japão, alegando que a caça de golfinhos não é um método cruel como se acredita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário