quinta-feira, 14 de maio de 2015

Japão exame em fabrica ( kenkou shindan) Mata Brasileira durante exame de raio X, em Numata (Gunma) .!!!




Numata– O acidente em uma maca especial para raio X do estômago, que vitimou uma brasileira em Numata (Gunma), gerou repercussão na mídia japonesa e discussão referente a segurança dos exames médicos (健康診断/kenkou shindan) que são realizados em empresas por obrigatoriedade.

Na terça-feira, todas as Associações de Bem-estar do Trabalhador do Japão, que são responsáveis pelos exames médicos em empresas, decidiram abrir um comitê de investigação para analisar o acidente, com especialistas de fora das entidades, informou o jornal Asahi nesta quinta-feira.

O caso ocorreu na última sexta-feira (8), quando Rosalina Keiko Masuko, uma brasileira de 58 anos, foi fazer uma bateria de exames médicos em um ônibus que visitou a fábrica onde trabalhava.

Dentro do veículo, Rosalina ingeriu uma dose de sulfato de bário, necessária para a realização do exame e deitou em uma maca móvel e giratória, que permite que o paciente se mova em diversas posições.

De acordo com a investigação, Masuko teria dormido durante o exame e inclinado a cabeça para baixo em um momento, quando escorregou da maca e prensou a cabeça entre o equipamento e a parede do veículo.

De acordo com a Associação responsável pelo exame, o técnico de radiologia, que estava conduzindo o raio X, teria alertado a vítima para se segurar firme na maca durante o processo.

A investigação constatou também que era a sétima vez que Masuko fazia o mesmo exame. De acordo com a autópsia, ao escorregar e prensar a cabeça, a vítima perfurou uma artéria e sofreu um choque hemorrágico, não resistindo ao ferimento.

O Departamento de Polícia de Província de Gunma está investigando o caso e suspeita que o acidente possa ter sido provocado por uma falha dos profissionais responsáveis pelo exame na fábrica.

Mudanças em exames médicos
Esta foi a primeira vez que um acidente seguido de morte ocorreu em um veículo para exames médicos. Logo após o ocorrido, um representante da Associação, em entrevista ao jornal Yomiuri, contou que estava surpreso e que nunca havia ouvido falar sobre isto antes.

O caso provocou discussão referente a segurança dos exames e algumas medidas foram elaboradas como prevenção de futuros acidentes. A partir de agora, os exames terão um assistente ao lado do paciente, para garantir a segurança do mesmo durante o processo.

Além disso, para que não ocorra quedas da maca, um limite de peso será estabelecido para filtrar os pacientes que correm riscos. Outra medida será a maior divulgação da possibilidade de cancelamento do exame no caso de indivíduos com problemas psicológicos, pressão alta ou diabetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário