quinta-feira, 7 de maio de 2015

Recém-lançado Galaxy S6 da Samsung depende da empresa japonesa Sony


Um uma matéria recente do Wall Street Journal mostrou que, embora os smartphones da Sony correspondam a um prejuízo enorme para a empresa, ela ainda assim consegue ganhar bastante dinheiro com smartphones... de outras fabricantes. Isso porque é a Sony que fornece os sensores das câmeras do iPhone 6. Tanto ele o recém-lançado Galaxy S6 da Samsung usam, cada um, dois sensores de imagem da fabricante japonesa. 

A área de sensores de imagem é uma das mais importantes para a empresa no momento atual, junto com vigeogames, filmes e música. O motivo disso é um conhecimento de longa data da empresa com relação a equipamentos de captura de imagem, por conta de sua experiência em fabricar câmeras.

Uma das últimas inovações da empresa é um sistema que "empilha" dois chips, cada um do tamanho de uma unha. Um deles captura os píxels e o outro contém os circuitos do sensor. Essa tecnologia permite a criação de dispositivos menores. O último modelo de sensor da empresa, o Exmor RS IMX230, utiliza tecnologias de foco automático de câmeras maiores, e pode capturar imagens de até 21MP.

A concorrente mais próxima da Sony nesse ramo, a OmniVision Technologies, ainda não consegue reproduzir essa tecnologia, segundo um analista de mercado. Outro analista, Hideaki Miwa, opina que "fazer sensores de imagem exige habilidade manual, e isso não é algo que os concorrentes são capazes de copiar a curto prazo".

A empresa também começou recentemente a oferecer essa sua linha de produtos a fabricantes chinesas como a Xiaomi, para não se tornar excessivamente dependente da Apple e da Samsung. Outra possível área de crescimento para a Sony nesse segmento é a tecnologia de direção autônoma: carros que dirigem sozinhos precisam de ótimos sensores de imagem para saber aonde estão indo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário