sábado, 11 de abril de 2015

A agilidade na limpesa dentro dos trem bala no Japão surpreende as mídias internacionais




Shinkansen, o trem bala do Japão já surpreende pelo design moderno, conforto, segurança e pontualidade, mas não podemos esquecer que dentro dos vagões sempre está limpo!
Recentemente foi inaugurada a rota que liga Tóquio à região Hokuriku (Fukui, Ishikawa, Toyama e Niigata) e o repórter do canal Asahi foi participar da equipe Tessei, empresa responsável pelo sistema de limpeza dos trens bala do Japão.
Quando o trem bala está prestes a chegar na estação, os funcionários já se posicionam na plataforma. O respeito dos japoneses começa desde este momento, pois não fazem tumulto nem atrapalham os passageiros que aguardam enfileirados pelo embarque.
Uma reverência é feita quando o trem bala está quase parando na plataforma, cada um dos funcionários se posiciona ao lado da porta de cada vagão com um saco de lixo nas mãos, para que os passageiros que irão descer, possam se desfazer de lixos produzidos durante a viagem.
Tempo limitado para a limpeza
Após todos os passageiros descerem, é dado início à contagem regressiva para o embarque.
Os funcionários são treinados para: conferir se nenhum objeto foi esquecido no porta bagagem acima das poltronas, arrumar a posição das poltronas, recolher o lixo deixado, limpar todas a mesinhas acopladas no encosto abrindo-as e fechando novamente, abrir as cortinas e limpar a borda inferior das janelas, tirar a possível sujeira que possa haver nos assentos, ajeitar a almofada de apoio para a cabeça uma a uma e varrer todo o piso.
Imagine fazer sozinho tudo isso em apenas 7 minutos?! Apenas 7 minutos para limpar 1 vagão com 100 assentos!shinkansen-montagem(1)
Precisão, responsabilidade, respeito
shinkansen-montagem(2)
O trem bala normalmente fica apenas 12 minutos na estação final
Precisão com o tempo. Pois o trem bala fica parado apenas 12 minutos em cada estação final. Precisamente são 3 minutos para o desembarque e 2 minutos para o embarque, ou seja, isso pode variar de acordo com o fluxo de passageiros.
Responsabilidade em exercer o seu trabalho com perfeição. Não é apenas passar um pano nas mesas, é fazê-lo mesmo que o assento não tenha sido utilizado, para que o próximo passageiro sinta-se bem ao sentar-se numa poltrona bem asseada.
Respeito pelo próximo. O trabalho de um funcionário da limpeza do trem bala não consiste em somente limpar, eles têm disposição e conhecimento para auxiliar os passageiros e inclusive muitos desses são turistas estrangeiros.
shinkansen-montagem(3)
Estes funcionários sim merecem nosso respeito e agradecimento, pois o horário de partida de um trem bala no Japão, dificilmente se atrasa por falha num serviço terceirizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário