quarta-feira, 29 de abril de 2015

Barack Obama apoia Japão em disputas marítimas

Obama apoia Japão e acusa China de “medir forças” em disputas marítimas

“Quero reiterar que o compromisso do tratado com a segurança do Japão é absoluto”, disse o presidente



Washington - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, acusou a China na terça-feira de “medir forças” para impor suas exigências em disputas marítimas com os vizinhos asiáticos, e garantiu ao primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, o comprometimento dos EUA na defesa do território japonês, incluindo as ilhotas que Pequim reclama para si.

Em em uma entrevista à imprensa conjunta na Casa Branca, Obama afirmou que uma aliança forte entre EUA e Japão não deve ser vista como uma provocação à China, mas procurou apaziguar quaisquer dúvidas japonesas quanto ao apoio de Washington a Tóquio em qualquer possível confronto com Pequim.

“Quero reiterar que o compromisso de nosso tratado com a segurança do Japão é absoluto”, declarou Obama ao lado de Abe.

No fronte econômico, os dois líderes concordaram que suas nações irão trabalhar para obter um desfecho rápido e bem-sucedido nas conversas sobre um acordo comercial com 12 países do Oceano Pacífico, apesar do fracasso dos negociadores norte-americanos e japoneses até o momento em delinear os temos finais de um acordo bilateral, essencial para qualquer pacto mais amplo.

“O primeiro-ministro Abe, como eu, está profundamente comprometido a fazer isso, e estou confiante de que o faremos”, declarou Obama.

Louvando a parceria entre EUA e Japão, que chamou de “indestrutível”, Obama recebeu Abe na Casa Branca em uma visita cujo propósito é exibir laços mais profundos na defesa e impulsionar o acordo comercial do Pacífico no momento em que os dois aliados procuram se contrapor ao poder crescente da China na região.

Embora os líderes se propusessem a olhar para frente, Abe foi atormentado durante sua visita pelas críticas a respeito da maneira como lida com o passado do Japão nas guerras.

A agenda oficial pretende enfatizar como as coisas mudaram para os dois ex-inimigos da Segunda Guerra Mundial – embora algumas questões espinhosas permaneçam.

Obama e Abe aproveitaram sua reunião no Salão Oval na terça-feira para dar seu aval às novas diretrizes para a cooperação defensiva, um sinal da disposição de Tóquio para assumir mais responsabilidade por sua segurança enquanto a China flexiona os músculos cada vez mais na região.

Mas embora o Japão procure suavizar as restrições de sua constituição pós-guerra pacifista, ainda falta definir os detalhes sobre quanta liberdade de movimento seus militares terão para auxiliar forças norte-americanas para além das águas japonesas, especialmente no tenso mar do Sul da China.

O Japão tem uma desavença com Pequim em relação a pequenas ilhas administradas por Tóquio no mar do Leste da China, conhecidas como Senkaku no Japão e Diaoyu na China.

“Compartilhamos a preocupação com a reivindicação e as atividades de construção da China no mar do Sul, e a Organização das Nações Unidas (ONU) e o Japão estão unidos em seu compromisso com a liberdade de navegação, com o respeito pela lei internacional e com a resolução pacífica de disputas sem coerção”, afirmou Obama.

Embora a Casa Branca tenha descartado as esperanças de anúncio de um acordo comercial inédito entre EUA e Japão durante a visita de Abe, os líderes tentaram levar as negociações adiante e delinear um caminho para um pacto com as 12 maiores nações do Pacífico.

“Acolhemos o progresso significativo que foi feito nas negociações bilaterais”, declararam os dois governos em uma “comunicado de visão” conjunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário