quarta-feira, 29 de abril de 2015

O Brasileiro Rodrigo Gularte condenado à morte e executados na Indonésia


Uma filipina que também estava no corredor da morte foi poupada do fuzilamento de forma inesperada



Cilacap - Oito condenados à morte na Indonésia por tráfico de drogas, incluindo o brasileiro Rodrigo Gularte, foram executados na madrugada desta quarta-feira, mas uma filipina que também estava no corredor da morte foi poupada de forma inesperada.

Gularte tornou-se o segundo cidadão brasileiro a ser executado na Indonésia neste ano, após o fuzilamento de Marco Archer, em janeiro, também condenado por tráfico de drogas.

As penas de morte foram condenadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) e abalaram os laços da Indonésia com o Brasil e a Austrália, que teve dois cidadãos executados.

No entanto, a execução de uma filipina condenada à morte por tráfico de drogas na Indonésia foi adiada na última hora, depois que uma de suas recrutadoras se entregou à polícia nas Filipinas, afirmou o porta-voz da promotoria nesta quarta-feira (horário local).

"A execução de Mary Jane (Veloso) foi adiada porque houve um pedido do presidente filipino relacionado a uma criminosa suspeita de tráfico humano que se entregou nas Filipinas", disse o porta-voz do procurador-geral, Tony Spontana.

"Mary Jane foi chamada para depor", acrescentou.

A filipina era uma dos nove traficantes condenados à morte por fuzilamento pelas autoridades da Indonésia. O país possui penas severas para crimes relacionados a drogas e voltou com as execuções em 2013 após uma pausa de cinco anos.

A prisão de segurança máxima da ilha, situada ao largo da costa de Java, teve reforço na proteção nesta terça-feira. Conselheiros religiosos, médicos e o pelotão de fuzilamento foram alertados para iniciar os preparativos finais para a execução, e ambulâncias, algumas carregando caixões cobertos de cetim branco, chegaram ao local.

Em meio a cenas caóticas fora da cadeia, um membro de uma das famílias australianas desmaiou e foi levado pela multidão.

"Eu hoje vivi algo pelo qual nenhuma outra família deveria ter que passar. Nove famílias dentro de uma prisão dizendo adeus a seus entes queridos", disse o irmão de um dos australianos condenados. "É uma tortura."

"FATO GRAVE"O governo afirmou que recebeu com "profunda consternação" a notícia da execução do brasileiro Rodrigo Gularte e disse considerar um "fato grave" nas relações entre os dois países.

"Constitui fato grave no âmbito das relações entre os dois países e fortalece a disposição brasileira de levar adiante, nos organismos internacionais de direitos humanos, os esforços pela abolição da pena capital", segundo nota da Presidência.

O comunicado diz ainda que a presidente Dilma Rousseff havia enviado carta ao seu homólogo indonésio para reiterar "seu apelo para que a pena capital fosse comutada, tendo em vista o quadro psiquiátrico do brasileiro, agravado pelo sofrimento que sua situação lhe provocava nos últimos anos".

Gularte ficou preso por 10 anos na Indonésia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário