quarta-feira, 15 de abril de 2015

Luiz Nishimori Deputado federal debate no consulado a sunto sobre os pequenos brasileiros no Japão


O mais importante é investir na educação”, disse Luiz Nishimori em Tóquio



Tóquio - Com o objetivo de recolher informações sobre a comunidade brasileira no Japão, o deputado federal Luiz Nishimori (PR/PR) participou na terça-feira, 14, de uma reunião com um grupo de brasileiros na sede consulado-geral do Brasil em Tóquio.

A educação de crianças e jovens brasileiros no Japão foi um dos principais assuntos abordados no encontro, que teve também a participação do cônsul-geral do Brasil em Tóquio, o ministro Marco Farani.

“É uma situação que não é fácil de resolver, o governo brasileiro passa por um momento bastante difícil, mas estamos cobrando muito sobre a questão educação brasileira”, afirmou o parlamentar.

“Todos os países que investiram na educação deram certo, como foi o caso da Coreia do Sul, China e também do Japão. O sucesso dos japoneses aqui na educação”, acrescentou.

Outras questões, como o apoio às crianças retornadas ao Brasil, representatividade dos brasileiros no Japão, pensão alimentícia, reconhecimento e revalidação de cursos realizados fora do Japão, verbas para a realização dos consulados itinerantes, também foram apresentadas ao parlamentar no encontro.

“Quero levar essas reivindicações tanto para a Câmara Federal como para o Senado e tentar resolver da melhor maneira possível, cobrando do governo brasileiro, em Brasília, e até mesmo abrir o diálogo com o governo japonês”, revelou o deputado.

Presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Japão da Câmara dos Deputados, Nishimori também planeja realizar uma reunião com todos os 56 parlamentares integrantes. “Vamos resolver de alguma maneira essas reivindicações da comunidade”, afirmou.

Para o cônsul-geral, o encontro foi um importante para os brasileiros que vivem no Japão. “As mudanças não ocorrem de um dia para o outro, nada será a curto prazo, mas é preciso mobilizar o governo brasileiro e o japonês para que essas reinvindicações sejam pouco a pouco atendidas e sejam bem conhecidas. É um caminho e um passo importante”, concluiu o ministro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário