sábado, 18 de abril de 2015

Trem de levitação magnética quebra o recorde mundial no JAPÃO veja.

Trem de levitação magnética quebra recorde e chega a 590 km/h em teste

O maglev de sete vagões correu na velocidade máxima por 19 segundos durante o teste em Yamanashi



Kofu - Um trem de levitação magnética (maglev) operado por Central Japan Railway estabeleceu um novo recorde mundial de velocidade ao atingir 590 quilômetros por hora na quinta-feira, durante uma execução de teste tripulado em uma pista experimental, informou o jornal Mainichi.

A JR quebrou o recorde mundial anterior de 581 quilômetros por hora obtida em dezembro de 2003 por um outro trem tripulado da companhia, que tem planos para tentar chegar a 600 km por hora em novos testes na próxima semana.

O maglev de sete vagões correu na velocidade máxima por 19 segundos durante o teste utilizando novos carros da série LO no trecho entre Uenohara e Fuefuki (Yamanashi)

O trem de levitação magnética está previsto para começar a funcionar em 2027. Segundo o projeto, a JR pretende construir seis estações para o maglev (ou Linear Chuo Shinkansen) em um primeiro estágio: Shinagawa (Tóquio), Sagamihara (Kanagawa), Kofu (Yamanashi), Iida (Nagano), Nakatsugawa (Gifu) e Nagoia (Aichi).

O maglev fará o trajeto entre Shinagawa e Nagoia em 40 minutos, bem mais rápido que o atual trem-bala, que demora cerca de uma hora e 40 minutos para percorrer entre Tóquio e a capital de Aichi.

Em um segundo estágio a ser concluído em 2045, a JR pretende estender a linha até Osaka, que ficará a apenas uma hora e sete minutos de distância de Tóquio. O custo total do empreendimento está avaliado em ¥9,03 trilhões.

O maglev funciona através de um sistema de levitação magnética que usa motores lineares instalados perto dos trilhos. Com o campo magnético gerado, o trem é elevado em até 10 centímetros sobre os trilhos, eliminando o contato com o mesmo e tendo apenas o ar como elemento de atrito.

Testes estão sendo feitos em um trecho já pronto da linha que fica em Yamanashi. A empresa usa nos trens de levitação magnética ímãs supercondutores a uma temperatura de -273°C (o chamado zero absoluto), com o que consegue anular a resistência elétrica e aumentar a velocidade.

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